Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Foi Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos (2016-2020). Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (janeiro de 2010 a Julho de 2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor. Membro fundador do Instituto Português de Apoio à Criança e presidente da Sociedade Internacional para o Estudo da Criança. É também representante da "International Play Association (IPA Portugal). É investigador nas áreas do jogo e desenvolvimento da criança, rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens e "Bullying" nos recreios escolares. É autor dos livros "Jogo e Desenvolvimento da Criança", "Motricidade e Jogo na Infância", Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência" e "Brincar em Cascais" e Libertem as Crianças".
Licenciado pela Faculdade de Motricidade Humana em Educação Especial e Reabilitação (área da psicomotricidade e saúde mental infantil) e com um percurso profissional (formação e prática) ligado ao desenvolvimento infantil, à promoção da família e à inovação social, sempre perspetivando o “jogo” e o “brincar” como mediadores centrais das suas intervenções. Coordenador do programa Brincar de Rua, que está a desenvolver uma metodologia de capacitação e empoderamento das comunidades no sentido de providenciar as condições necessárias para que as crianças voltem a poder brincar na rua, em segurança, combatendo assim o sedentarismo infantil e promovendo as relações e a participação da comunidade na vida dos bairros.
Licenciado em Psicologia, mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária e doutorado em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa. É professor de Desenvolvimento Motor na FMH e investigador nas áreas do Jogo e Desenvolvimento Infantil, Psicologia Ambiental e Sociologia de Infância. Desempenha também funções de gestor, consultor e dinamizador de oficinas participativas para a reabilitação e criação de espaços de jogo e de recreio. Enquanto membro da "Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês", faz parte do Brincapé, um consórcio formado com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), que, ao longo dos últimos anos, tem realizado intervenções de caráter comunitário, em diferentes bairros e zonas históricas da cidade Lisboa, com o objetivo de criar novas oportunidades para as crianças brincarem na rua e ocuparem com mais autonomia o espaço público . É membro fundador do ramo português da International Play Association (IPA Portugal) e representante português na International Play Association (IPA). É também coautor do livro "Brincar em Cascais", reeditado pela Associação de Profissionais de Educação de Infância com o título "Brincar em todo lado".
Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia e Investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, na Universidade de Aveiro. Formação inicial em Educação. Formação especializada em Educação Especial (CESE Educação Especial; Instituto Politécnico do Porto, 1994), pós-graduação em Educação e Diversidade Cultural (parte curricular Mestrado Ciências da Educação, 1997) e Doutoramento em Ciências da Educação (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2003). Educadora implicada em movimentos locais pela inclusão social de crianças discriminadas por diferenças de capacidade, pela pertença a grupos sociais e culturais minoritários, que enfrentam desvantagens no acesso a oportunidades sociais e ao reconhecimento de direitos fundamentais. Participa em projetos de intervenção comunitária de base local que visam a promoção da cidadania das crianças, designadamente em processos de investigação-ação participativa. É coautora de publicações como “O Direito das Crianças à Cidade apropriada como lugar de Liberdade e de (inter)Ação”, Políticas Públicas e Infância: garantia e conquista de direitos sociais e “Empoderamento das crianças como parceiros de investigação-ação participativa”.