Contexto do projeto: Escolar; Extracurricular; Comunitário; Outdoor
A Convenção sobre os Direito das Crianças (CDC) veio reconhecer como um dos direitos fundamentais das crianças “O Direito ao lazer”, se preferirmos, o direito a brincar.
Sabendo que Silves se posiciona como uma cidade Educadora, Associação de que o Município de Silves faz parte e com a qual está comprometido, importa enquadrar as suas acções nos princípios que nos deverão reger, em concreto o princípio 11. Consciente desta necessidade, veio o executivo da Câmara Municipal de Silves a propor celebrar o Dia Internacional do Brincar, reconhecido pela UNICEF no ano de 2000. Desde a primeira hora que este evento contou com uma parceria com a CPCJ – Silves e com a colaboração de todas as Escolas (Jardins de Infância e EB 1) e IPSS’s do concelho, sendo assumido com um dia onde a única tarefa permitida é brincar.
Em 2018 - como lançamento deste projeto - proporcionámos a todas as crianças (desde o pré-escolar ao primeiro ciclo) de Silves, um dia inesquecível no Zoomarine. E, em 2019, realizamos um concerto da Xana Toc-Toc, no Estádio do Silves Futebol Clube. Chegados a 2020, a Pandemia veio limitar este encontro físico, mas veio permitir reequacionar este projecto. Assim, pensamos que o Direito ao Brincar deverá ser assumido por cada por cada escola e instituição como identidade