Capa.jpg
Municipio
Vila Nova de Famalicão
Entidade que promove o projeto
Município de Vila Nova de Famalicão e Agrupamentos de Escolas
Público Alvo
3 - 6 anos

Brincar a Torto e a Direito

Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular; Indoor; Outdoor

Caracterização:
  • Dimensão 1 - Fundamentos do Jogo
    Categoria - Jogo e Desenvolvimento Motor
     
  • Dimensão 8 - Jogo e  Atividade Física
    Categorias - Jogo e Educação Física; Jogo e Atividade Física
Descrição:

O projeto “brincar a torto e a direito” visa o desenvolvimento psicomotor de todos os alunos inseridos na rede pública do ensino pré-escolar no município pela implementação da atividade física, de modo a ser reforçada a motricidade global e finas. 

 

Apostar precocemente, no desenvolvimento psicomotor, é construir bases sólidas para futuras aprendizagens preparando, antecipadamente, o corpo e o cérebro. 

 

Pretende-se o reforço da atividade física promovida pelos técnicos de Desporto que se deslocam a todos os jardins-de-infância da rede pública, ministrando sessões de educação física (duas sessões por semana) a todas as crianças a fim de promover hábitos saudáveis e o seu desenvolvimento global. Com este programa pretende-se trabalhar a Consciência corporal, a Motricidade Fina, a Perceção Visual e os Grafismos. 

 

A articulação entre técnicos (Desporto, Psicologia, Terapia Ocupacional e Educadores de infância) permite avaliar e intervir sobre aquisições dos padrões de desenvolvimento psicomotor essenciais para uma vida autónoma e sustentada do ponto de vista pessoal e social; melhorar as competências sensoriomotoras (como a tonicidade, o equilíbrio estático e dinâmico, a noção do corpo, a lateralidade, a estruturação no espaço e no tempo e a motricidade global e fina) da criança.


Links úteis

Responsável
Adelaide Dias
E-mail
adelaidedias@famalicao.pt
Telefone
937017920

Galeria do projeto

Submeter projetos

Identifique no território os projetos, iniciativas e programas existentes nas cidades da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

imagem