Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular; Indoor; Outdoor
O projeto “brincar a torto e a direito” visa o desenvolvimento psicomotor de todos os alunos inseridos na rede pública do ensino pré-escolar no município pela implementação da atividade física, de modo a ser reforçada a motricidade global e finas.
Apostar precocemente, no desenvolvimento psicomotor, é construir bases sólidas para futuras aprendizagens preparando, antecipadamente, o corpo e o cérebro.
Pretende-se o reforço da atividade física promovida pelos técnicos de Desporto que se deslocam a todos os jardins-de-infância da rede pública, ministrando sessões de educação física (duas sessões por semana) a todas as crianças a fim de promover hábitos saudáveis e o seu desenvolvimento global. Com este programa pretende-se trabalhar a Consciência corporal, a Motricidade Fina, a Perceção Visual e os Grafismos.
A articulação entre técnicos (Desporto, Psicologia, Terapia Ocupacional e Educadores de infância) permite avaliar e intervir sobre aquisições dos padrões de desenvolvimento psicomotor essenciais para uma vida autónoma e sustentada do ponto de vista pessoal e social; melhorar as competências sensoriomotoras (como a tonicidade, o equilíbrio estático e dinâmico, a noção do corpo, a lateralidade, a estruturação no espaço e no tempo e a motricidade global e fina) da criança.