Contexto do projeto: Escolar; Comunitário; Outdoor
A C.M. de Évora, pretende desenvolver uma iniciativa piloto para melhorar o espaço exterior/tempo passado nas escolas do 1º ciclo, num Páteo e na cidade criando apontamentos do brincar em vários pontos, nesse sentido leva a cabo uma parceria entre a Universidade de Évora e a FMH (a confirmar).
Objetivo geral: Valorizar a promoção da cultura de jogo e de atividade física, o brincar, o uso sustentável do espaço urbano, a mobilidade e bem-estar.
• Requalificar recreio escolar, assente nas ideias força: Inclusão e Participação;
• Promover a literacia sobre o brincar, junto de famílias, docentes e discentes;
• Projetar espaços do brincar no exterior – recreio do mundo infantil:
. Projetar estruturas e outros apontamentos naturais e humanizados em jardins, praças, largos e ruas que permitam trepar, esconder, balancear ou saltar, subir e descer. .
. Requalificação da Ludoteca e criação de um programa de atividades de valorização do brincar na cidade. Metodologia Propõe-se usar o processo “Design Thinking” nas 5 fases, para inovar em soluções:
• Definir o problema, olhar para os seus constrangimentos; • Observar crianças e famílias e ser solidário(a) com elas;
• Lançar muitas ideias, em quantidade e criatividade;
• Juntar dados e simular, testar, avaliar;
• Implementar.