Contexto do projeto: Escolar
Brincar ao ar livre é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente a nível social, intelectual e físico.
Em tempos de pandemia, o brincar assumiu particular importância, com especial enfoque na dinamização de atividades ao ar livre. Considerando que as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) revestem um caráter essencialmente lúdico, o Município de Paços de Ferreira investiu em jogos gigantes, em que os jogadores são os próprios peões do jogo.
Tratam-se de jogos que desenvolvem temáticas como o bullying, ambiente, saúde, uso seguro das tecnologias, entre outras. Estes jogos gigantes circulam pelas 14 escolas básicas do concelho, introduzindo a novidade e proporcionando o contacto com diferentes temas/ jogos a todos os alunos. Outros jogos como piões e cordas fazem também parte das brincadeiras das crianças que frequentam o 1.º ciclo. De forma livre ou orientada, mediante a idade e autonomia, estes alunos têm oportunidade de brincar no tempo destinado às AEC, desenvolvendo competências únicas e imprescindíveis ao seu crescimento.