Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular; Indoor
Com recurso ao jogo e ao livro O Monstro das Cores vamos contar… jogar e brincar… criar… incentivando a imaginação e a fantasia num caminho para a participação.
Estratégias: Contar (Livro); Tocar (Contos na Pele); Jogar (Jogo)
Objetivos: Potenciar a capacidade de observação; Despertar a atenção e consciência corporal; Fomentar a interação entre pares; Cultivar a imaginação. Contar... Com a ajuda do Monstro das Cores possibilitamos às crianças identificar as emoções sentidas… A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva. Tocar… Este projeto pretende unir o mundo do toque nutritivo ao mundo dos contos possibilitando uma exploração lúdica, criativa e afetiva. Jogar… O Monstro das Cores acorda confuso e não sabe porquê. Os seus sentimentos estão todos baralhados e agora tem que separar as suas emoções, arrumando-as no local certo.
Ajudando o Monstro, as crianças participam num jogo no qual a interajuda lhes possibilita vivenciar os seus sentimentos verbalizá-los e organizá-los, numa brincadeira muito envolvente e emotiva.