Contexto do projeto: Comunitário; Outdoor
O projeto visa a organização de grupos de brincar em jardins públicos e espaços naturais, monitorizados por técnicos especialistas em áreas como Psicomotricidade, Desporto, Teatro, Música, Jogos Tradicionais.
As sessões têm uma parte de brincadeira/jogo organizada, e uma parte de brincadeira livre que permitirá desenvolver a autonomia e a criatividade das crianças. O projeto cria ambientes propícios à aquisição de literacia motora permitindo que as crianças sejam expostas a contextos estimulantes apropriando-se deles de forma a experimentarem riscos associados à descoberta do corpo e da sua relação o espaço e com os outros.
A universalidade do brincar permitirá estabelecer escolhas pessoais e regras de ação entre pares e o incremento da cultura de participação, criando uma maior e melhor vivência comunitária, mais fraterna e colaborativa.
Nos territórios escolhidos para aplicação do projeto é constante a chegada de novos migrantes. Neste sentido, todas as atividades previstas centram-se no desenvolvimento das capacidades de interação e comunicação entre todas crianças.
O planeamento de cada sessão é secundado por uma psicomotricista e visa o acesso e a participação das crianças de acordo com as suas necessidades, interesses, dificuldades e potencialidades.