Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular; Comunitário
É importante que os recreios ofereçam um conjunto de atividades diversificado e que vá ao encontro dos interesses, expectativas e necessidades das crianças. Devem, ainda, ser espaços ricos e desafiantes para as crianças, onde estas possam aprender através da experiência e da interação com os outros, o meio e os objetos.
Perante toda esta importância do Brincar procuramos que o nosso recreio corresponde se ao mais possível a todos os vetores, social, físico, cognitivo e emocional. Desse modo, organizamos o recreio em várias zonas (espaços) onde as crianças têm à disposição objetos de diferentes tamanhos e formas, tais como pneus, bolotas, molas, bolas, entre outros. Um dos espaços onde podem brincar o solo é em terra, entre árvores, bancos de jardim. Numa outra zona do recreio pintamos o chão com diversos jogos, como o jogo da macaca, jogo da velha, um alvo gigante, por exemplo. Temos ainda o polidesportivo, onde elaboramos um mapa semanal de ocupação durante os períodos do recreio, para cada turma, onde os alunos podem utilizar para jogar os jogos que assim entenderem. Além disso, na última semana de cada mês, durante o horário de Atividade física (entre as 15h30 e as 17h30) os alunos têm a sua disposição todo o material desportivo, assim como são recreados vários jogos.