Contexto do projeto: Escolar; Comunitário; Indoor; Outdoor
Em 2018 iniciámos uma reflexão profunda sobre a educação e a infância, com base em conceitos essenciais como o “Brincar”. Colaborativamente e em rede, lançámos o mote a todas as instituições educativas concelhias de trabalhar e desconstruir conceitos enraizados, em particular a visão que detemos sobre a criança e as suas necessidades. A reflexão permitiu perceber não só a urgência da requalificação dos recreios (espaços exteriores privilegiados de brincadeira e de aprendizagens), mas também trabalhar sobre a urgência da humanização dos espaços educativos no cumprimento do desígnio do bem-estar holístico das crianças.
O Município tem investido na formação de vários agentes educativos e na criação, no Centro Educativo de Dornelas do Zêzere, de um centro REMIDA (criado em 1996, em Reggio Emilia, como um projeto cultural para a sustentabilidade, criatividade, reflexão e investigação), que sirva todas as Instituições e Profissionais de Educação do concelho e todas as iniciativas e atividades relacionadas com o brincar (AEC’s, AAAF’s…).
A consciência do papel dos contextos educativos no desenvolvimento integral das crianças, conduziu também à restruturação e requalificação de um dos espaços lúdico-pedagógicos concelhios de excelência, a Ludoteca “Pampilho”.