Contexto do projeto: Escolar; Indoor; Outdoor
A infância é uma fase fortemente marcada pelo brincar. É pelo brincar, especialmente pelo jogo simbólico, que a criança compreende e reorganiza todas as vivências do quotidiano. Através do jogo simbólico a criança exercita as suas capacidades motoras e a sua capacidade cognitiva ao representar simbolicamente as suas ações.
Desta forma as brincadeiras do faz-de-conta permitem à criança um momento único de desenvolvimento da sua imaginação, capacidade de planear e fantasiar diversas situações, mas também representar, através do imaginário, sentimentos e preocupações que a incomodam na vida real. Assim, as ações educativas deste projeto visam proporcionar momentos lúdicos, voltados para os interesses e necessidades das crianças, estimulando-as a brincarem de forma criativa e autónoma de forma a potencializar ao máximo o seu desenvolvimento.
Neste projeto daremos ênfase aos jogos tradicionais e às suas características únicas, às diferenças culturais, envolvendo as famílias neste processo de troca de saberes, ideias e experiências de forma a enriquecer as situações de aprendizagem.