RESUMO 3.º ENCONTRO NACIONAL GT BRINCAR NA CIDADE EDUCADORA

SUB-TEMA – O PATRIMÓNIO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DO FUTURO

 

Tendo como sub-tema O Património Lúdico na Educação do Futuro, o 3.º Encontro Nacional do GT Brincar na Cidade Educadora contou com cerca de 80 participantes, entre representantes dos Municípios da RTPCE (21 municípios do GT) e comunidade educativa do concelho. Paralelamente às conferências, apresentações e debates, que decorreram no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda, foram dinamizados, nos foyers, jogos tradicionais para todas as crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico público e privado do concelho. Essas atividades foram orientadas por elementos da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, que contaram com o apoio dos alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda e de alunos da Escola Profissional, Ensiguarda. Os Jogos Tradicionais, símbolos ancestrais do espontâneo, da simplicidade, aventura e identidade apresentaram-se como momentos insubstituíveis de convívio e verdadeira brincadeira para as duas centenas de crianças que participaram.

O Encontro teve início com as boas vindas à Guarda, e com o desejo que todos os participantes usufruíssem de um dia de partilha, aprendizagem e brincadeira, respirando o ar puro da cidade mais alta do país e deixando-se guiar pelos mais de 820 anos de história.

A Guardense Sílvia Amaral apresentou com uma performance teatral que transmitiu o movimento, a simplicidade, a surpresa e as emoções do Brincar espontaneamente.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, não podendo estar presencialmente no Encontro por se encontrar a milhares de quilómetros, não quis deixar de cumprimentar e agradecer a presença de todos, tendo gravado uma mensagem em que salientou a enorme honra com que a Guarda acolhe os participantes naquela que é, e se consolida todos os dias, uma verdadeira Cidade Educadora. Para o Presidente este Encontro é mais um exemplo do assumir da relevância para o Município da Guarda da Educação como um dos pilares basilares de desenvolvimento e de qualidade de vida dos cidadãos, sublinhando o empenho em proporcionar esses preciosos tempos e espaços do brincar, para que as crianças do concelho possam sentir criativamente o mundo com liberdade.

Seguiu-se a conferência “A importância do lúdico no processo educacional infantil” por Ana Quitério, Professora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Conferência que muito cativou os participantes, focada no corpo que mexe, que sente, que pensa, que se expressa consigo e com os outros, nos estilos de vida e mundo dos comportamentos ativos. A oradora desassossegou-nos num sentido reconhecimento pela educação irrequieta, ativa e integral. O brincar como fator preponderante no desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagens e ajudam a criança a pensar a realidade de forma criativa.

Nuno Medeiros, membro do Conselho de Especialidade em Psicologia Clinica e da Educação, em representação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, foi outro dos oradores convidados, enriquecendo o Encontro e o debate sobre a importância do brincar. O orador evidenciou que, atualmente, o brincar fica relegado para segundo plano mas que nenhuma criança desenvolverá todo o seu potencial se a brincadeira não fizer parte da sua vida, frisando que o brincar não se resume apenas a formas de divertimento e de prazer para a criança, mas são meios privilegiados dela expressar os seus sentimentos. Desempenha um papel importante na socialização da criança, permitindo-lhe aprender a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua autoestima. Os benefícios do brincar são inesgotáveis e como tal é muito importante que os pais não se esqueçam disso. A brincadeira, além de educar, satisfaz uma necessidade natural (interior) da criança. O adulto pode e deve participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento não só estreita os laços afetivos com a criança como também aumenta o seu nível de interesse e motivação. Na interação, o adulto tem oportunidade de conter e ajudar a criança na elaboração das inquietações que surgirem durante a brincadeira, bem como enriquecer e estimular a sua imaginação, despertando-lhe ideias e questionando-a para a descoberta de soluções.

Os Municípios de Entroncamento, Lousã, Odemira e Sesimbra, convidados pelo Município da Guarda, apresentaram as suas Boas-Práticas. Exemplos que muito cativaram os participantes pela inovação, dinamismo e resultados dos projetos. Partilharam símbolos da inovação no mundo do Brincar e que preparam o caminho para a formação de adultos mais confiantes em si e nos outros.

Boas Práticas apresentadas:

Município Entroncamento - Convívio CERE – Centro Convívio 3.ª Idade

Município Lousã - Rede Playful Paradigm II do URBACT

Município Odemira - PLAYSPOTS Vamos Brincar

Município Sesimbra - Projeto T

Da parte da manhã, os trabalhos terminaram com a Reunião de Trabalho dos municípios que integram o Grupo de Trabalho Brincar na cidade Educadora, conduzida por Torres Vedras. Foi efetuado o ponto de situação do Grupo de Trabalho e apresentado um draft do site que está a ser criado no âmbito do tema. Foi comunicado que Soure será o Município a acolher o 4.º Encontro deste GT.

Já depois do almoço, o Encontro contou com uma Mesa Redonda integrada por participantes de várias áreas da comunidade educativa de concelho da Guarda, num debate e partilha de experiências com vista a encontrar soluções para que o brincar ganhe o tempo e o espaço que merece no dia-a-dia das crianças. Focou-se a necessidade de consciencialização dos pais e encarregados de educação para a importância desse tempo na vida das crianças, numa sociedade cada vez mais digital, em que as atividades curriculares extensas, a vida agitada dos pais, entre outros fatores, tem criado uma lacuna com um impacto negativo na saúde física e mental das crianças. A Mesa Redonda foi moderada por Pedro Pinto, Administrador de sistemas informáticos no Instituto Politécnico da Guarda, e composta por Elsa Fernandes, representante da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, Leonor Salicio, pediatra da Unidade Local de Saúde, José Luis Lopes, docente de Educação Física na Escola Beatriz Ângelo, Conceição Sousa, Coordenadora da EB Augusto Gil, Ana Terras, Educadora de Infância do J.I da Póvoa do Mileu e Cristina Tavares, Animadora Cultural do Município da Guarda.

O Encontro terminou com a intervenção da Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Amélia Fernandes que, depois de agradecer a todos os participantes e oradores, lançou o apelo para que nenhum de nós esqueça este dia como mais um passo no caminho longo que esta matéria tem a percorrer e para que saibamos preservar os momentos que partilhámos durante o Encontro, influenciando não apenas os presentes, mas sim todos aqueles que nos rodeiam para além das paredes do auditório, para além dos limites das cidades a que pertencemos, abrindo novos caminhos rumo a uma consciencialização coletiva da importância do Brincar, conduzidos pelo ímpeto de implementar novos projetos e iniciativas. Acrescentou que o desenvolvimento é um conceito indissociável da Educação, e de uma sociedade pautada por valores educadores e que se preocupa com as suas crianças e jovens. Portanto, indissociável do combate aos problemas do presente, para que eles não existam no futuro.

Terminou a sua intervenção salientando que o Encontro evidenciou o respeito pela diferença de opiniões, para que todos possamos decidir democraticamente em relação ao futuro, acreditando também que saímos mais fortes, porque as nossas convicções e os nossos valores foram reafirmados ao longo de todos os momentos partilhados. Saímos mais conscientes e comprometidos em criar mais tempo e espaços para brincar. Já que brincar é viver e sentir!

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