Resumo do Encontro Temático: “A brincar é que a gente se entende” - Espaços escolares exteriores educativos”

5.ª Reunião do Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”

 

No dia 30 de setembro assinalou-se o 5º Encontro em Lagoa: “A brincar é que a gente se entende” - Espaços escolares exteriores educativos, no qual estiveram representados 12 municípios: Loulé, Soure, Évora, Torres Vedras, Almada, Sesimbra, Cascais, Matosinhos, Alfândega da Fé, Tábua, Albufeira e Tavira. Para além dos representantes dos municípios, estiveram também presentes parceiros locais, mais concretamente a Che Lagoense, Centro de Apoio Social de Carvoeiro, Centro Popular de Lagoa, Centro de Apoio Idosos Ferragudo, ADR, Agrupamento ESPAMOL, Agrupamento AERA, NOBEL, bem como elementos dos serviços internos da autarquia: Divisão de Obras, Divisão de Planeamento Estratégico, Divisão do Ambiente, a Logística e Manutenção e a Divisão Ação Sociocultural, onde destaca-se a presença dos técnicos nas áreas do desporto e a cultura.

A Sra. Vereadora com o pelouro da Educação Ana Martins deu início ao encontro no auditório do Convento de S. José, dando as boas vindas aos presentes, para logo de seguida dar-se a abertura dos trabalhos com a conferência “Como construir espaços exteriores escolares desafiadores” de Frederico Lopes - Professor de Desenvolvimento Motor na Faculdade de Motricidade Humana e investigador nas áreas do Jogo e Desenvolvimento Infantil, Psicologia Ambiental e Sociologia de Infância e elemento da Comissão Científica do Grupo de Trabalho Brincar na Cidade Educadora.

Seguiu-se uma breve pausa para café no claustro do Convento de S. José, que foi da responsabilidade da turma do CEF Bar e Restauração do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira (AESPAMOL).

Na 2ª parte da manhã, deu-se continuidade à apresentação das conferências, com a participação de Sandra Nascimento, Presidente da Direção da APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil) que brindou a audiência com o tema “Avaliação do risco-benefício nos espaços exteriores escolares”. De seguida, e por razões de tempo, a equipa técnica coordenadora do Grupo de Trabalho Brincar na Cidade Educadora, pela pessoa de Rodrigo Ramalho – Diretor de Departamento de Educação e Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras, agradeceu a organização do Encontro e muito brevemente informou do envio por email do documento com os resultados do levantamento efetuado junto das cidades do grupo de trabalho dos projetos relacionados com a temática do brincar existentes nos respetivos territórios.

O Encontro teve continuidade no Parque Municipal do Sítio das Fontes, onde, após um almoço piquenique, os participantes foram convidados a assistir à apresentação do projeto cultural “Música Reciclada”, pelos alunos de duas turmas do 4º ano da EB Lagoa do AESPAMOL, que consiste numa orquestra de percussão com instrumentos construídos a partir de materiais passíveis de serem reciclados. Para partilharem a génese e desenvolvimento do projeto, estiveram presentes a diretora artística da ARTIS XXI e o prof. de percussão, facilitador do projeto.
Ainda no parque municipal houve lugar para a apresentação das atividades educativas desenvolvidas no parque pelo arquiteto paisagista e a bióloga que desempenham funções na Divisão do Ambiente da autarquia.

Na 2ª parte da tarde, e cumprindo com o previsto no programa, o grupo de participantes deslocou-se até à Nobel Algarve – British International School, tendo sido recebido pelo Diretor da secção nacional Francisco Claro e a Diretora Técnica Paula Lourenço que apresentaram os projetos de outdoor learning que a instituição desenvolve junto dos
alunos do pré-escolar e 1º ciclo, nomeadamente: Forest School, EMAE - Estudo do meio e aprendizagem no exterior e Aprender a Brincar.
Após esta apresentação dividiram-se os participantes em três grupos de forma a conhecerem na prática os projetos de outdoor learning, nomeadamente Forest School (observação de uma turma do pré-escolar em contexto de faz de conta na cozinha de lama e plantação/sementeiras na horta pedagógica), EMAE (observação de turmas do 1º ciclo em aula de estudo do meio sobre o corpo humano/esqueleto). Ainda antes do regresso ao Convento de S. José, houve tempo para desfrutar de um pequeno lanche organizado pela Nobel.

Para finalizar o dia e em jeito de despedida, foram distribuídos no claustro do Convento as brochuras do PEMEL – Plano estratégico municipal de educação de Lagoa e o PAEML – Programa de atividades educativas municipais de Lagoa.

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