Contexto do projeto: Escolar
Este projeto é um projeto de sala de educação pré-escolar que está na base de todo o trabalho desenvolvido com as 25 crianças que integram este grupo. Brincar...brincar...brincar. Através da brincadeira livre, ou induzida, em espaço interior ou exterior, o educador intencionalmente promove e cria as condições seguras e ricas em estímulos para que as crianças adquiram competências e ferramentas necessárias para um crescimento feliz e saudável. O brincar e o jogar são vistos não apenas como formas de divertimento e de prazer para a criança, mas também como meios privilegiados de expressar os seus sentimentos e aprender. É permitido à criança que faça as suas escolhas dentro das áreas que a sala oferece e sempre que se verifiquem condições (recursos humanos) em simultâneo com o espaço exterior.
As brincadeiras desenvolvem-se em pequenos ou grandes grupos, respeitando sempre a individualidade se assim manifestarem vontade. Paralelamente há todo um trabalho com as famílias de consciência e envolvência, embora esta última bastante prejudicada pelas condições imposta pela DGS devido a pandemia, de forma a perceberem que mais importante que um dossier cheio de trabalhos, é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.