Contexto do projeto: Escolar
Uma vez por mês, uma equipa de palhaços desloca-se a IPSS' s, no Concelho do Barreiro para distribuir sorrisos e animação a crianças em idades escolares com o objetivo de quebrar as rotinas diárias da criança/adolescente assim como dos adultos que os acompanham.
Inicialmente faz-se a apresentação do projeto, “Saúde Brincando” anunciando sempre que é uma iniciativa do Rotary Club do Barreiro e que é totalmente patrocinado pela empresa “Baia do Tejo”. Depois passa-se à caracterização do palhaço na presença da assistência. A pintura, o nariz do batatinha, cabeleira, havendo nesta fase já uma interligação com as crianças.
Para um melhor enquadramento, tem-se em atenção a decoração do espaço, por exemplo, no dia da criança, no natal, na páscoa… decora-se com balões e adornos próprios da época em curso. A rotina das animações, vai ao encontro da faixa etária, origem cultural e às condições de saúde dos presentes. O improviso, a sensibilidade, os truques de magia, as bolas de sabão, esculturas com balões (corações, flores, cães, etc.) são acompanhados por um fundo musical adequado ao momento. O palhaço do hospital, estabelece uma relação de riso e de sensação de bem estar com os presentes.
Com o início das magias há também a interação das crianças (lenço que muda de cor, saco de trocas, caixa que aparece e desaparece, bola do pensamento que sobe e desce, lenço de mão em mão que vai alterando a cor, argolas que se unem magicamente, bolas de sabão grandes e pequenas, poucas e muitas, sempre com ajuda de uma criança ou adulto presente).