Contexto do projeto: Escolar; Indoor; Outdoor
Com o aparecimento da pandemia SARS-CoV2 verificou-se de uma forma mais acentuada a necessidade de promoção de ações relacionadas com a componente lúdica.
A intervenção nos intervalos escolares, através de estratégias relacionadas com a educação não-formal, procura potenciar o desenvolvimentos global dos alunos através do enfoque nos processos de socialização e de integração social. Paralelamente, os recreios são espaços onde, habitualmente, acontecem episódios de violência das mais diversas formas. Desta forma, pretende-se criar intervalos escolares diferenciadores que potenciem a intervenção nas mais diversas áreas. O objetivo é cativar a comunidade escolar com jogos diferentes, que não são praticados habitualmente nos recreios.
A criação do Baú da Brincadeira consiste na aquisição de materiais (jogos, bolas, pinos) e de um baú para cada estabelecimento (JI e 1º ciclo), para utilização em atividades a serem desenvolvidas nas escolas em tempos não letivos, com o apoio de técnicos especializados. A ideia é ao longo de cada ano letivo, ir alimentando o baú sempre com materiais diferentes e que cada aluno se sinta livre para desenvolver a atividade/jogo em causa da forma que entender, desenvolvendo assim as suas capacidades cognitivas e sociais.