Contexto do projeto: Escolar; Curricular
Este é um projeto que propõe envolver a comunidade educativa e, em particular, educadores de infância, assistentes operacionais e famílias, numa reflexão sobre a importância do Brincar e da Literacia Motora, no desenvolvimento de uma Educação Pré-Escolar de alta qualidade. O projeto terá um crescimento gradual ao longo dos próximos anos letivos, iniciando-se, em 2021/22 em 3 Agrupamentos de Escolas.
A escolha destes AE relaciona-se com o facto de serem 3 AE onde existem escolas que já sofreram uma intervenção significativa nos espaços interiores e, sobretudo, exteriores. O início do projeto configura-se numa oficina formativa e participativa relativa à promoção de práticas pedagógicas assentes no jogo e na atividade física. Esta formação corresponde a uma primeira fase de um processo formativo nas temáticas do Jogo, Espaços de Jogo, Literacia Motora e Desenvolvimento da Criança.
Esta iniciativa tem como objetivo geral a formação de um professor especialista na área da Literacia Motora e de 22 educadores de infância do ensino Pré-Escolar, a trabalharem num modelo de coadjuvação, nas 22 salas de JI pertencentes aos 3 AE. Os tópicos formativos recaem sobre a importância de promoção de oportunidades para as crianças brincarem aprendendo, no espaço escolar, e serem ativas.