Imagem Brincar na Cidade Educadora.jpg
Municipio
Oeiras
Entidade que promove o projeto
DMEDSC/Departamento Educação
Público Alvo
3 - 14 anos; Adultos; Seniores; Pessoas com necessidades diferenciadas

Oeiras a Brincar

Contexto do projeto: Escolar; Comunitário; Outdoor

Caracterização:
  • Dimensão 2 - Jogo e Cultura
    Categoria - Jogo e Sociedade Multicultural
     
  • Dimensão 7 - Planeamento Urbano e Participação Lúdica
    Categorias - Jogo e Políticas Públicas; Jogo na Cidade; Jogo de Rua
     
  • Dimensão 9 - Jogo e Natureza
    Categoria - Jogo e Espaços Naturais
Descrição:

O projeto Oeiras a Brincar pretende sensibilizar as comunidades locais e a sociedade civil para a importância do brincar, no desenvolvimento humano e aquisição de competências, através de uma educação que se pretende que ocorra ao longo da vida, aproveitando para realçar a importância do ambiente contruído nas cidades e da mobilidade ativa. 

 

A proposta assenta no facto de estar devidamente confirmado, pela comunidade científica que desenvolve investigação na área do desenvolvimento infantil e saúde mental, que brincar é um ato de extrema importância para a criança, mas também para os adultos. Nesta sequência, a rua, o espaço exterior, é por excelência o melhor lugar para brincar, sugerindo-se, assim, que a atividade venha a decorrer numa via automóvel do concelho, que possa ser fechada ao trânsito. 

 

Nesta perspetiva, considera-se que se possa utilizar a marginal entre Paço de Arcos e Caxias e/ou jardins, praças ou praias. É, ainda, nossa intenção, através do estabelecimento de contactos com outras cidades, nacionais e internacionais, que integram a RTPCE, criar espaços de encontro para que crianças e jovens, com diferentes culturas e de diferentes nacionalidades, possam brincar conjuntamente, ensinando e aprendendo jogos de rua que integram as diferentes culturas.


Documentos

Responsável
Maria Paula Rodrigues
E-mail
paula.rodrigues@oeiras.pt
Telefone
910196064

Submeter projetos

Identifique no território os projetos, iniciativas e programas existentes nas cidades da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

imagem