Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular; Comunitário; Indoor; Outdoor
O Plano 21/23 Escola+Plano Integrado para a recuperação das aprendizagens, apresenta nos seus objetivos, nomeadamente: a diversificação das estratégias de ensino; o investimento no bem-estar social e emocional; o envolvimento de toda a comunidade educativa e a capacitação, através do reforço de recursos e meios. A acrescentar, o apelo de diversos agentes científicos preocupados com o presente distanciamento da escola do quotidiano, procura dar sentido a uma educação mais próxima da Natureza, sugerindo que se contrarie esta tendência.
A par das transições digital e verde, importa concretizar a transição educacional «(…) com a ambição de equacionar um novo paradigma para o sistema educativo, baseado numa visão participativa, centrada na curiosidade, adaptação, criatividade, comunicação e saber pensar, aspira-se a uma rede educativa integral que fomente a existência de padrões naturais de vida, uma biosfera, pessoas e economias saudáveis e fazer emergir uma formação educacional e pensamento científico baseados em princípios éticos e ecológico.».
Reinventar os espaços de aprendizagem, aproximando os alunos da natureza e do brincar livre em contextos naturais, constitui-se como um dos contributos para a mudança do paradigma, pelo que se apresenta esta proposta de formação.
Parceiros: FMH, CFEC, Colégio Maristas, Natural Learning Initiative (Carolina do Norte, E.U.A.)