Contexto do projeto: Escolar; Extracurricular
O projeto pretende proporcionar às crianças, situações e experiências diversificadas, aproveitando uma das suas capacidades inatas: “o brincar”, elemento fulcral que permite que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorram de forma holística. É um alicerce essencial da cultura humana, dando liberdade à criança para exprimir o que lhe vai na alma.
Na perspetiva do desenvolvimento das habilidades e competência de aprendizagens, este projeto de intervenção fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa-ação. As crianças, ao pesquisarem a sua própria prática, produzem novos conhecimentos e ao fazê-lo, apropriam e dão novo significado à sua ação. Ao permitir à criança gerir o espaço, o tempo e os conteúdos, esta toma consciência das dificuldades e como as deve superar, são promovidos valores como a amizade, a cooperação e o respeito pelo outro.
Brincar também é um desejo e risco de experimentar novas emoções, é aprender para a vida. Estas vivências experienciadas durante o brincar permitem ao longo da vida, uma maior flexibilidade para lidar com situações mais complexas e desafiantes. É um caminho para a partilha de valores, um estímulo à criatividade e à imaginação com o uso de novas linguagens que ajudam a criança a pensar.