Contexto do projeto: Extracurricular; Escolar
Projeto que surge da vontade de dotar os alunos com ferramentas para conhecimento do Eu e a sua autorregulação.
É desenvolvido com crianças do 1º Ciclo, por vezes em articulação com o Pré-Escolar, numa sessão semanal de 60 minutos para desenvolver a sua literacia emocional, explorando as temáticas do corpo, emoções básicas e pensamentos, e que está organizada em quatro momentos: Mindfulness, exploração da temática (brincadeira livre e orientada, indoor e outdoor, dinâmicas de grupo, visionamento de vídeos, jogos, contos, atividades artísticas e de expressão corporal, trabalhos de grupo, debates, prática de yoga e construção de um portefólio individual), meditação e reflexão.
Pretende-se que este projeto constitua um sistema mais vasto de inclusão do modelo de prevenção/promocional da literacia emocional, que faça sentido para os professores, seja aceite pelos alunos e se ajuste ao currículo, considerando não apenas as necessidades dos alunos, mas as de toda a Escola e Família.