Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular; Indoor; Outdoor
A História da Praia Grande é o título da obra de João Paulo Seara Cardoso que serve de ponto de partida ao projeto. É uma história de amor em tempo de guerra, ao sabor de pelicanos e pinguins que visa trabalhar competências sociais e emocionais, como prevenção para a violência em contexto escolar, na educação para a cidadania, designadamente uma educação para os direitos humanos, para a igualdade de género, para a interculturalidade e para a paz.
Praia Grande é um lugar onde nos vamos inventar em conjunto, tomando consciência de si e do outro, dos valores e dos laços das emoções. Através do brincar, mediado por artistas e psicólogos, e da criação de um espaço onde são escutadas e valorizadas, as crianças são os atores principais das dinâmicas desenvolvidas. Em conjunto, irão compreender o universo das emoções através do jogo, do faz de conta, de histórias, canções e dança.
Nestas ações do brincar, têm oportunidade para se exprimir de forma simbólica, de exprimir as suas emoções, como as tristezas, as raivas, os medos, as angústias, permitindo-lhes tomar consciência da sua identidade e desenvolver a sua autonomia como pessoa e como aprendente.