Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular
A Câmara Municipal de Sesimbra iniciou, em 2005, o projeto pioneiro denominado “Animação de Recreios”, cujos objetivos passavam por intervir no espaço da escola onde as crianças desfrutam do já muito raro tempo livre que têm disponível e convivem com as diferenças que encontram no seu envolvimento. No entanto o recreio escolar é também um espaço onde se verificam com frequência situações de isolamento, discriminação, agressão e violência entre pares, em que as vítimas não conseguem resolver os seus problemas nem pedir ajuda, por medo dos agressores ou de ser alvo do gozo dos outros e onde as relações são baseadas no poder do agressor sobre a vítima.
Estudos e trabalhos científicos têm ao longo dos anos sustentado a nossa ação e demonstraram que mudar o tipo de recreio, em especial pela introdução de materiais, equipamentos, estímulos físicos, visuais e supervisão, proporcionou resultados positivos com uma redução muito significativa do número de episódios de conflito entre os pares.
A metodologia atualmente utilizada passa por um momento inicial de formação de alunos dos cursos profissionais de Desporto que, posteriormente, vão para os recreios implementar as dinâmicas construídas nos momentos formativos, devidamente acompanhados por professores titulares de turma e técnicos da autarquia.
Esta estratégia tem proporcionado momentos de interação geracional interessantes, onde alunos do ensino secundário desempenharam o papel de playleader junto dos alunos de ciclos de ensino básico, tendo inclusive contribuído para que os jovens fossem contratados como monitores de campos de férias e Atividades de Tempos Lives.