Contexto do projeto: Escolar; Extracurricular
Os jogos populares estão intimamente associados às tradições e à identidade do município. No imaginário coletivo podemos encontrar os ligados à infância, como pião, o arco, a macaca, o berlinde ou o elástico, os que estão normalmente associados a manifestações festivas, como a tração à corda, as corridas de sacas e andas, os de lazer, entre eles, o jogo do burro, o chinquilho, o dominó ou o não te irrites, ou até, os ligados à pesca, como as regatas de aiolas e de selhas.
Para proporcionar o contacto com os jogos infantis, a autarquia criou o Projeto T, que tem como objetivo recuperar o jogo tradicional infantil sesimbrense como forma de relação cultural com a comunidade, proporcionando a partilha de conhecimento entre gerações. Em termos metodológicos, a ação passa pelo ensino e experimentação de jogos e brinquedos tradicionais junto dos alunos do pré-escolar e do 1CEB, onde técnicos de Desporto da autarquia e elementos da comunidade por eles convidados demonstram, nos espaços de recreio, como se brincava e jogava no tempo dos seus avós. Posteriormente os jogos e brinquedos utilizados ficam durante algum tempo nos recreios escolares, onde decorreram as ações de ensino, para que possam ser utilizados de forma livre pelos alunos e assim explorem novas práticas lúdicas.