Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular; Outdoor
Ao longo das décadas, os espaços exteriores das escolas consolidaram-se no formato que todos nós conhecemos, onde muitos travaram as primeiras amizades e ganharam, sem se aperceber, as primeiras competências humanas. No entanto, as necessidades das crianças e jovens de hoje não são as mesmas de outras décadas. Se os espaços de jogo e recreio eram pouco naturais e desafiantes, hoje sabemos que devem potenciar mais experiências motoras e cognitivas, assumindo-se como espaços de aprendizagem complementares às salas de aula.
Nos estabelecimentos de ensino que têm vindo a ser construídos no concelho de Torres Vedras, os mais pequenos encontram agora espaços exteriores que promovem a brincadeira em liberdade, com desafios à atividade física e motora com fatores de risco controlado.
As novas escolas contam com espaços exteriores mais naturais que convidam a trepar, saltar e esconder e com brinquedos tão distintos como pneus e trotinetas, e objetos soltos que todos os dias podem ser utilizados de forma diferente. São espaços que convidam à exploração do outro e de si mesmo em liberdade e que se assumem como pequenos “tubos de ensaio” para a vida lá fora. Uma vida com menos sintético e mais natural. Menos paredes, mais exterior. Menos ambientes controlados, mais liberdade em segurança.