Contexto do projeto: Escolar; Curricular; Extracurricular; Outdoor
Consciente de um problema de desadaptação dos atuais recreios escolares em relação às necessidades da criança em desenvolvimento, o MTV estabeleceu um protocolo de cooperação com a FMH, com vista à elaboração de um projeto participativo para envolver os diferentes atores escolares num processo de co-decisão relativamente aos novos espaços de jogo e recreio. É adotada uma metodologia multidisciplinar e interdisciplinar que cruza o desenvolvimento, necessidades e comportamento lúdico da criança, a sua opinião sobre o espaço de recreio, na perspetiva real e ideal e o design dos espaços lúdicos, com a perceção adulta do uso do espaço exterior enquanto espaço de jogo e aprendizagem.
As informações recolhidas nas oficinas participativas e nas observações de comportamento lúdico no recreio são integradas no processo de design do espaço de recreio. A conceção inovadora do recreio enquanto espaço de jogo e de aprendizagem é forçosamente associada à provisão do brincar livre, a uma cultura lúdica diversificada e a uma política de recreio amiga da criança, do risco e da aventura. O recreio escolar surge como o espaço que deverá ser promotor do brincar livre, da liberdade de ação e de movimento, de contacto com a natureza e de aprendizagem para as crianças e jovens do século XXI.
Parceria: Faculdade de Motricidade Humana (FMH) - Centro de Estudos de Espaços de Jogo e de Recreio