Contexto do projeto: Escolar; Extracurricular; Outdoor
O Município de Torres Vedras, com o contributo da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, desenvolveu um projeto centrado na retribuição de uma das coisas mais importantes que as crianças devem fazer: tempo para brincar! Assim, em todas as turmas do 1.º ciclo das escolas públicas do concelho de Torres Vedras, as crianças têm 2 horas por semana em que são convidadas a brincar sob a supervisão de um professor brincador.
Durante a atividade, o professor adota estratégias para potencializar a criatividade das crianças, reforçar a sua capacidade de trabalhar em grupo e assegurar as principais decisões, colocando à disposição uma diversidade de materiais soltos. Que materiais devemos usar? Como podemos usá-los? Que regras vamos criar para este jogo? Estas são algumas das decisões que as crianças tomam. O papel principal do professor não é ser um instrutor, mas um facilitador.
Ao mesmo tempo que enriquece a vida de 3000 crianças, o “Um Dó Li Tá” pretende contribuir para o brincar livre das crianças, nos espaços exteriores da escola e/ou da comunidade, permitindo o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, das competências sociais, motoras e cognitivas, das relações sociais entre elas e com os adultos e, acima de tudo, contribuir para criar crianças mais saudáveis e felizes!